Por que existem os SPAMs?
O SPAM pode ser simplesmente uma mala-direta eletrônica com custos reduzidos, o que torna a prática muito atraente para fins comerciais. Em situações que não envolvem publicidade, trata-se de uma forma simples de se divertir com dezenas de pessoas, conhecidas ou não - e ver até onde uma brincadeira ou boato podem chegar.
Subir
Como o BOL combate o SPAM?
A prática de SPAMs é condenada em toda a Internet, por ser considerada intrusiva e abusiva. As mensagens enviadas a milhares de endereços de uma só vez provocam o aumento do tráfego de informação pela rede, enchem de lixo virtual os servidores da empresas que oferecem acesso à Internet e ajudam a diminuir a velocidade das conexões de todos os usuários, até mesmo do autor do spam.
Não existe no Brasil um órgão de regulamentação para evitar SPAMs, mas provedores de acesso e serviços organizam-se em movimentos para combater esta prática.
O BOL, em conjunto com vários provedores e empresas, participa do Movimento Brasileiro Anti-Spam (http://www.antispam.org.br) tem procedimentos bem definidos de combate ao SPAM. Além disso, várias medidas de segurança são tomadas para proteção aos usuários do BOL.
Subir
Quais as medidas de segurança do BOL contra SPAMs?
Apenas usuários com e-mail @bol.com.br podem enviar mensagens através do BOL;
Endereços conhecidos de autores de spam são bloqueados imediatamente em nossos servidores;
Se você for um usuário BOL e ainda assim receber um spam, pode bloquear esse endereço utilizando o bloqueador de mensagens.
Clique aqui para aprender a bloquear endereços no BOL
Subir
Como denuncio um SPAM ao BOL?
Envie uma mensagem ao seguinte endereço: abuse@bol.com.br
Subir
Como o BOL procede após uma suspeita de SPAM?
Se um usuário do BOL recebeu um spam:
Levantamos informações sobre as mensagens recebidas pelo usuário do BOL;
Identificamos o provedor de acesso utilizado pelo autor do spam;
Entramos em contato com a equipe de segurança do provedor, exigindo-se que as punições devidas sejam tomadas. A partir desse ponto, a responsabilidade sobre o autor do spam é do provedor de origem. O BOL não tem poderes para restringir o acesso do autor do spam à Internet, mas pode adotar filtros que recusem os e-mails provenientes de seu endereço.
Se um usuário do BOL realizou um spam:
Verificamos se o spam veio realmente do BOL, ou seja, se foi enviado por um usuário conectado aos nossos equipamentos. Atenção: O BOL é isento de quaisquer responsabilidades sobre o spam se for provado que o e-mail não foi distribuído através do BOL. Para saber mais detalhes sobre as responsabilidades do BOL junto ao serviço oferecido, Consulte o Contrato de Uso do E-mail Gratuito do Brasil Online no endereço http://www.bol.com.br/termoemail.html.
Caso tenhamos provas de que o e-mail foi realmente distribuído através do BOL, tomamos as seguintes medidas:
Bloqueamos o acesso do autor do spam ao BOL;
Levantamos informações sobre as conexões do autor do e-mail em massa ao BOL;
Com esses dados, identificamos o provedor de acesso utilizado;
Entramos em contato com a equipe de segurança do provedor, exigindo que as punições devidas sejam aplicadas.
A partir desse ponto, a responsabilidade sobre o autor do spam é do provedor de origem. O BOL não tem poderes para restringir o acesso do autor do spam à Internet, mas pode adotar filtros que recusem os e-mails provenientes de seu endereço.
Subir