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O que é SPAM?

SPAM é qualquer mensagem de conteúdo impróprio ou inoportuno distribuída em massa via correio eletrônico.

Mensagens de autores de spam (pessoa ou empresa) são normalmente destinadas a um grande número de usuários, e contêm principalmente:

  • propaganda indesejada;
  • correntes de boa sorte;
  • pedidos de dinheiro ou donativos para desconhecidos;
  • ofertas de "ganhe dinheiro fácil";
  • mensagens que oferecem quaisquer tipos de vantagens caso sejam repassadas para um número grande de pessoas (tipo pirâmide).

    Tire suas dúvidas sobre spam

  • Por que existem os SPAMs?
  • Como o BOL combate o SPAM?
  • Como o BOL procede após uma suspeita de SPAM?
  • Como denuncio um SPAM ao BOL?
  • Quais as medidas de segurança do BOL contra SPAMs?
  • Veja as dicas do BOL sobre segurança na Internet

     

  • Por que existem os SPAMs?

    O SPAM pode ser simplesmente uma mala-direta eletrônica com custos reduzidos, o que torna a prática muito atraente para fins comerciais. Em situações que não envolvem publicidade, trata-se de uma forma simples de se divertir com dezenas de pessoas, conhecidas ou não - e ver até onde uma brincadeira ou boato podem chegar.

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  • Como o BOL combate o SPAM?

    A prática de SPAMs é condenada em toda a Internet, por ser considerada intrusiva e abusiva. As mensagens enviadas a milhares de endereços de uma só vez provocam o aumento do tráfego de informação pela rede, enchem de lixo virtual os servidores da empresas que oferecem acesso à Internet e ajudam a diminuir a velocidade das conexões de todos os usuários, até mesmo do autor do spam.

    Não existe no Brasil um órgão de regulamentação para evitar SPAMs, mas provedores de acesso e serviços organizam-se em movimentos para combater esta prática.

    O BOL, em conjunto com vários provedores e empresas, participa do Movimento Brasileiro Anti-Spam (http://www.antispam.org.br) tem procedimentos bem definidos de combate ao SPAM. Além disso, várias medidas de segurança são tomadas para proteção aos usuários do BOL.

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  • Quais as medidas de segurança do BOL contra SPAMs?

  • Apenas usuários com e-mail @bol.com.br podem enviar mensagens através do BOL;
  • Endereços conhecidos de autores de spam são bloqueados imediatamente em nossos servidores;
  • Se você for um usuário BOL e ainda assim receber um spam, pode bloquear esse endereço utilizando o bloqueador de mensagens.

    Clique aqui para aprender a bloquear endereços no BOL

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  • Como denuncio um SPAM ao BOL?

    Envie uma mensagem ao seguinte endereço: abuse@bol.com.br

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  • Como o BOL procede após uma suspeita de SPAM?

    Se um usuário do BOL recebeu um spam:

  • Levantamos informações sobre as mensagens recebidas pelo usuário do BOL;
  • Identificamos o provedor de acesso utilizado pelo autor do spam;
  • Entramos em contato com a equipe de segurança do provedor, exigindo-se que as punições devidas sejam tomadas.

    A partir desse ponto, a responsabilidade sobre o autor do spam é do provedor de origem. O BOL não tem poderes para restringir o acesso do autor do spam à Internet, mas pode adotar filtros que recusem os e-mails provenientes de seu endereço.

    Se um usuário do BOL realizou um spam:

  • Verificamos se o spam veio realmente do BOL, ou seja, se foi enviado por um usuário conectado aos nossos equipamentos.

    Atenção: O BOL é isento de quaisquer responsabilidades sobre o spam se for provado que o e-mail não foi distribuído através do BOL. Para saber mais detalhes sobre as responsabilidades do BOL junto ao serviço oferecido, Consulte o Contrato de Uso do E-mail Gratuito do Brasil Online no endereço http://www.bol.com.br/termoemail.html.

    Caso tenhamos provas de que o e-mail foi realmente distribuído através do BOL, tomamos as seguintes medidas:

  • Bloqueamos o acesso do autor do spam ao BOL;
  • Levantamos informações sobre as conexões do autor do e-mail em massa ao BOL;
  • Com esses dados, identificamos o provedor de acesso utilizado;
  • Entramos em contato com a equipe de segurança do provedor, exigindo que as punições devidas sejam aplicadas.

    A partir desse ponto, a responsabilidade sobre o autor do spam é do provedor de origem. O BOL não tem poderes para restringir o acesso do autor do spam à Internet, mas pode adotar filtros que recusem os e-mails provenientes de seu endereço.

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